terça-feira, 3 de novembro de 2009

GARI PIANISTA FAZ DUETO COM NETO DE JOBIM


MAKING OF: Gari diz que seu dom para música vem de sua genética. Assista a entrevista na íntegra no site da Globo: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1362938-5606,00-GARI+PIANISTA+FAZ+DUETO+COM+NETO+DE+JOBIM.html
Élson Júnior aproveita pausa do almoço para tocar piano.
Gari também dá aulas de música.

Um gari vem chamando a atenção de todos por causa de seu talento musical: todos os dias ele vai tocar piano na subprefeitura do Centro do Rio. E Élson Júnior, de 26 anos, ganhou um presente: um dueto com o neto do ídolo Tom Jobim, Daniel Jobim.
A história dele é surpreendente: Élson é um gari como tantos, mas tem um talento como nenhum outro. Ele mora em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Todos os dias ele acorda às 4h para chegar às 8h na prefeitura do Rio de Janeiro.
“Aqui a gente faz uma quantidade grande de rua. Na Comlurb, a gente tem setores que a gente trabalha: tem o Saara, a Rua Uruguaiana, Rio Branco, no total de três a quatro ruas por dia totalizam um setor, esse é o nosso trabalho”, explicou Élson. “Antigamente o gari era o famoso lixeiro e algumas pessoas ainda têm esse pensamento de ver o gari como lixeiro”.
“Só quem trabalha nessa profissão para saber como é difícil às vezes ser ignorado pela sociedade, mas eu admiro muito”, se orgulhou a esposa de Élson, Ana Lúcia Silva.
“Ele nunca se deixou abater pelas dificuldades, pelas adversidades, até porque a nossa família nunca teve condições de proporcionar aquilo que ele queria”, disse o pai do gari, Élson Ferreira da Silva.
Emocionada, a mãe Sandra Regina Silva também se diz orgulhosa do filho.
No trabalho, a parada ao meio-dia é sagrada. “Esse é o momento que a gente para pra poder almoçar e não pode demorar muito. A gente come rapidinho, porque daqui a gente já está indo ali para o lugar onde a gente faz aquele som todos os dias”, revelou.
Élson Júnior corre, porque ele tem hora marcada na subprefeitura.
“Eu vim aqui e o piano não estava sendo utilizado atualmente. Aí eu vim fazer uma limpeza no local, aí cheguei aqui e vi o piano, pedi para o superior encarregado para fazer um som, na hora ele meio que relutou, mas depois eu vim aqui falei com a moça da Guarda Municipal. Ela disse 'pode tocar'. Mas senti que ela ficou meio assim, 'um gari tocando piano'”.
Dueto com Daniel Jobim
O ídolo do gari é Tom Jobim. E para surpresa de Élson, o neto de Tom, Daniel Jobim, que também é músico foi convidado para um dueto. “Não sei nem o que falar, eu estou meio em êxtase”, disse.
Aulas de música
O talento do gari é usado para ensinar. “Eu dou aula de violão e de teclado para a galera. Se eu puder facilitar o caminho de alguém, eu vou facilitar. Eu me considero mais um incentivador do que um professor”.
Élson também ensinou muita gente a ler e escrever. “Essa semana eu tive o privilégio, através do ensino que ele me deu, de assinar o papel das minhas férias, meu 13º, assinar tudo isso”, contou uma das alunas de Élson.
Em casa, Élson tem apenas um violão. Os outros instrumentos que ele toca são emprestados. Mas ele acredita na realização de um sonho: “Eu acho que a cozinha não é o lugar adequado pra um piano, mas como ele não passa nessa porta. A não ser que a gente desmonte o piano. Não sei, podia tirar até a geladeira, o fogão, contanto que eu tivesse como fazer o meu som, podia ficar no lugar da geladeira e do fogão. O homem, se ele não sonha, ele não vive, ele é morto. O homem tem que sonhar”, e Élson Júnior se despede com uma homenagem a um grande amor: uma música para sua mulher.

Extraído do G1 - O Portal de Notícias da Globo

MURAL DO GARI