domingo, 29 de setembro de 2013

EX-GARI DA SHOW DE SALTOS COM MOTO

Ex-gari e ajudante de pedreiro faz sucesso em festival de saltos em motos
Quem vê o piloto Jonis Grigollo, 28 anos, no alto do pódio da categoria de acesso do Freestyle Motocross (FMX) no Jump Festival jamais conseguiria imaginar o caminho percorrido por este gaúcho de Tapejara, cidade a 324 km de Porto Alegre (RS), até o estacionamento do Shopping Tamboré, em Barueri (SP), onde acontece o festival, maior evento de esportes radicais do Brasil.
Pela primeira vez competindo no Brasil, Grigollo percorreu um caminho pedregoso antes de dar show na pista do FMX Acesso e conquistar o troféu de primeiro lugar com a incrível nota de 262,67 pontos (com direito a melhor manobra) contra 193,67 de Daniel Boy, o segundo colocado, e Marcelo Bellotinho, que completou o "top 3".
"Morei muito tempo fora e encontrei muita dificuldade na Itália, antes de voltar para o Brasil. Dormi na rua lá, trabalhei como lixeiro, gari, entregador de jornal, pedreiro e soldador, sempre com a certeza da paixão pelo FMX e a consciência de que sou igual a todos e poderia competir", comenta o vencedor, que dá ao ex-piloto Luis Roberto Marcon, atualmente seu técnico, os créditos pela carreira, que já começou bem.
"Ele me ensinou tudo, as manobras, me deu a moto quando parou de andar e, dali para frente, foi só me dedicar e não olhar para os problemas, sempre focado em andar. Minha família tinha medo que eu participasse, mas acredito que meu pai ficará muito orgulhoso quando souber. Percorri 1.500 km sozinho, preocupado e com muito medo, só para andar de moto e conhecer, mas deu tudo certo", revela, falando sobre a viagem de Tapejara a Barueri, na Grande São Paulo.
Coordenador técnico do FMX, o atual líder do ranking e campeão brasileiro entre os profissionais, Fred Kyrillos, celebrou o sucesso da modalidade. "É uma categoria muito importante, a base do esporte. Foi um pouco difícil o início, mas os próprios pilotos mereceram e não tivemos nenhum acidente. Do meu ponto de vista, é um evento fundamental. Se existisse uma categoria como essa na minha época (de novato), o esporte estaria em outro nível. E chegará lá", analisa. Pelo sorriso de Grigollo, Kyrillos pode se considerar com a missão cumprida.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA

Fórum de Gestão Ambiental aborda uso sustentável da água
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano – INDSH promove nos dias 19 e 20 de setembro o I Fórum de Gestão Ambiental em Saúde da América Latina, com o tema central: “Recurso Água”.
O objetivo do evento é reunir especialistas renomados do Brasil e América Latina para discutirem questões como o impacto ambiental causado pelos serviços de saúde, os processos operacionais que permitem o gerenciamento dos recursos naturais e a importância da gestão ambiental nesses serviços.
A água está presente em praticamente todos os processos operacionais ou produtivos da área de saúde e hospitalar, seja de forma direta ou indireta. No caso de hospitais, a água está presente nos serviços de processamento de roupas, na higienização de materiais, equipamentos e instalações, no preparo dos alimentos e em procedimentos delicados como hemodiálise.
O evento será realizado no Hotel Radisson, em Belém, Pará, e é destinado a profissionais de saúde, bem como a profissionais que atuam nesse segmento, como engenheiros, arquitetos, ecologistas e autoridades da área de saúde e meio ambiente.
Entre os temas da programação científica, destacam-se:
• Inventário de gases de efeito estufa na saúde;
• Licenciamento em Instituições Hospitalares;
• Política Nacional de Resíduos Sólidos de Saúde;
• ISSO 14001 em Instituições Hospitalares e de Saúde;
• Saneamento Ambiental;
• Gestão Ambiental em Instituições Hospitalares e de Saúde.
Informações e Inscrições pelo site: www.forumdegestaoambientalemsaude.com
Fonte: INDSH

sábado, 7 de setembro de 2013

EX-GARI COM VOZ DE OURO

Ex-gari com voz de ouro perdeu emprego e carreira musical não decolou
Sem o trabalho, baiana Ana Lícia vai encarar a profissão de garçonete para se livrar das dívidas, mas não desistiu de cantar profissionalmente
Dona de uma voz de ouro, Ana Lícia trabalhava com gari na Praia do Forte, na Bahia, e varria as ruas enquanto cantava. Descoberta por um amigo músico, ela começou a cantar com ele em um bar. “Ele já tinha me ouvido e me convidou. Eu varria cantando, as pessoas passavam, me elogiavam e eu me empolgava ainda mais”, lembrou ela no Encontro desta sexta-feira, dia 6.
Durante um tempo, ela tentou conciliar os dois trabalhos, mas seu chefe não permitiu que ela continuasse com a vida dupla. Ana Lícia escolheu seguir na música. “Ele pediu para escolher entre a música e o trabalho. E eu decidi cantar. Falei: ‘Vou investir, já que todo mundo fala que eu canto bem’”.
A morena não teve muito sucesso na escolha. Sem emprego e cheia de dívidas, Ana Lícia vai começar a trabalhar como garçonete. Mas, arretada como toda baiana, ela ainda não desistiu da música. No palco do Encontro, ela mostrou todo o seu talento cantando “Final Feliz”. Confira no vídeo!

Fonte: TVG Globo

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

GENTE QUE LIMPA

Comlurb cria programa Gente que Limpa
A Comlurb implanta a partir desta sexta-feira (6/09), na sede da companhia, o programa Gente que Limpa, com a participação de 147 voluntários da área administrativa.
O objetivo é adotar medidas para modernizar seus serviços, integrando ações e desenvolver, junto com uma cultura voltada para operação e inovação, uma estrutura organizacional moderna em todas as suas áreas de atuação. Além disso, serão oferecidos aos funcionários visitas às gerências operacionais para acompanhar e participar de uma ação de limpeza nos logradouros públicos.
Os empregados serão estimulados a construir novas ideias, novas soluções e buscar inovações que possam fazer com que a companhia tenha um crescimento ainda maior, o que garantirá uma melhoria produtiva, mais eficiência, modernidade na mecânica operacional e entender melhor as demandas da operação e do cidadão, nosso principal cliente.
Durante meio dia de trabalho, 147 funcionários dos quadros administrativos que se apresentaram voluntariamente farão visitas às dez gerências operacionais, onde tomarão o café da manhã com os garis. Em seguida receberão um briefing de instruções operacionais do Gerente da Unidade e seguirão para as ruas para acompanhar e participar de atividades de varrição e coleta. Depois da operação, os voluntários vão retornar à sede da Comlurb e serão recebidos pelo presidente e diretores, para quem vão expor os aspectos que considerarem relevantes, para a implementação de melhorias das atividades operacionais. Neste dia, preencherão um formulário de avaliação da ação.
QUEM SÃO OS GARIS?
Garis, homens e mulheres anônimos, que passam o dia retirando das ruas, lixo, entulho, além da capina e roçada do mato que cresce junto ao meio fio. Compenetrados, cabeças baixas, tentando esconder-se dos olhares de pessoas que passam, atentos ao que estão fazendo em benefício de uma cidade mais limpa, eles enfrentam intempéries, cães ferozes, perigos de contaminação com cortes de cacos de vidros, contaminações do lixo hospitalar e outros tipos de situações desagradáveis.
Não é tarefa fácil correr oito horas de dia ou de noite, no sol ou na chuva, atrás de um caminhão coletor de lixo. Em média, o gari da coleta domiciliar, suspende diariamente, nada menos que duas toneladas de sacos de lixo para despejar na caçamba do caminhão.
No corte de grama, o gari utiliza um equipamento que pesa seis quilos. Ele tem que manter a ferramenta suspensa, sem encostá-la no chão, fazendo a lâmina atingir apenas a grama.
Para a ceifagem, ele movimenta o corpo de um lado para o outro. Com 60 movimentos por minuto, a cada hora, o gari gira 3.600 vezes para lá e para cá. Isso equivale a 60 abdominais diagonais por minuto.
Na varrição das ruas calculando, por exemplo, 72 vassouradas a cada 60 segundos, com cinco minutos por hora de descanso, o gari, com uma jornada de sete horas, faz um total de 27.720 vassouradas.
Os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas. Em seu lugar, as máquinas não têm a mesma eficiência. Apesar de imprescindíveis para a manutenção da limpeza da cidade, o gari quase sempre passa despercebido nas ruas.
Conceitos das principais atividades desenvolvidas na limpeza urbana e preservação do meio ambiente:
Varrição: Limpeza dos logradouros públicos. É executado de forma individual cabendo ao varredor, além da varrição, o esvaziamento das caixas coletoras de papéis (papeleiras), a capina do mato, raspagem de terra e a limpeza dos ralos do seu roteiro.
Coleta Domiciliar: Remoção dos resíduos devidamente acondicionados e dispostos no logradouro, mediante o uso de veículos apropriados. É a coleta regular dos resíduos gerados nas atividades diárias nas residências que são constituídos por resíduos orgânicos e não recicláveis.
Cada cidadão precisa se sentir agente responsável pela preservação da sua cidade. O hábito de sujar e de não limpar continua parecendo intacto. Numa grande cidade qualquer objeto jogado na rua acaba totalizando toneladas de sujeira, capaz de entupir bueiros e provocar enchentes.
Fonte: Diário Democrático - http://diariodemocratico.com.br/rio-de-janeiro/9584 - Rio de Janeiro/RJ
Imagem: Ascom/Prefeitura do Rio

CONCURSO A MAIS BELA GARI DE PORTO ALEGRE/RS

Projeto cultural vai eleger a mais bela gari de Porto Alegre
Vencedora do concurso participará de atividades para promover conscientização sobre lixo
A prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), abriu nesta terça-feira as inscrições para o 1º Concurso “A mais Bela Gari de Porto Alegre”. No primeiro dia, foram realizadas 50 inscrições. Além de valorizar as mulheres, conforme a prefeitura, a iniciativa servirá para aproximar o departamento da sociedade.
A eleita irá, ao longo de um ano, a contar da data da coroação, participar de eventos colaborativos e culturais, de ações de sensibilização para coibir focos de lixo, ajudar nas ações de mobilização interna e externa, além de representar o DMLU no Carnaval de Porto Alegre 2014. A escolha da mais bela levará em conta não apenas a beleza da candidata, mas também sua atuação na sociedade e seu carisma.
As inscrições vão até 13 de setembro e deverão ser feitas diretamente em uma das nove Seções do DMLU. A candidata deve procurar a seção a que está vinculada. Ao todo, 27 candidatas poderão concorrer na final, sendo três de cada seção. A primeira etapa de seleção ocorrerá de 14 a 26 de setembro. A grande final será em novembro, quando serão eleitas a rainha, duas princesas e uma quarta colocada, escolhida pelas colegas do concurso. A iniciativa conta com o apoio do Projeto Vó Chica, que oferece oficinas de percussão, teatro e noções de informática a crianças da Vila Safira.
Fonte: Correio do Povo - http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/?Noticia=506862 - Porto Alegre/RS
Imagem: PMPA/Divulgação CP

MURAL DO GARI