RECICLAGEM

Introdução
Os esforços atualmente feitos em relação aos resíduos produzidos, visa basicamente o efetivo envolvimento dos cidadãos, enfatizando os bons hábitos e preservação do meio ambiente.
Todos nós produzimos lixo, logo fazemos parte desse problema, mas podemos também fazer parte da solução: Reduzir, reutilizar, reciclar
A corrida desenfreada na produção de bens de consumo pelo ser humano associada a escassez de recursos não-renováveis e contaminação do meio ambiente, o leva a ser o maior predador do universo.
Este problema tem despertado o ser humano a pensar mais profundamente sobre a reciclagem e reutlização de produtos que simplesmente seriam considerados lixo.
A reciclagem e a reutilização estão sendo vistas como duas importantes alternativas para a redução de quantidade de lixo no futuro, economizando assim, matéria-prima e energia, além de reduzir o volume de lixo e aumentar a vida dos aterros sanitários.
Reduzir o necessário;
Reutilizar o máximo possível;
Estimular a reciclagem.

Benefícios
Diminui a quantidade de lixo;
Preserva os recursos naturais;
Economiza energia;
Reduz a poluição do ar, das águas e do solo;
Gera empregos.
Diminui a quantidade de lixo a ser disposto em aterros (Conseqüentemente aumenta a vida útil dos aterros sanitários), e o lixo a ser coletado, diminuido assim custos para municipalidade.
Diminui a exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis.
Assim como, exigindo produtos mais duráveis mantém um consumo mais racional e repartindo com outras pessoas o uso de materiais (equipamento, jornais, livros, etc.). Isto não implica diminução de nossa qualidade de vida, ao contrário, tende aumentá-lo.
Reduz o consumo de energia, gasta-se menos com a reciclagem do que fazendo o produto de primeira.
Está ligado ao consumo, reordenando os materiais que usamos no dia-a-dia, preferindo a utilização de produtos recicláveis, não poluentes, desperdiçando, assim, menos energia.
(Reduz a poluição do ar e das águas) Diminui a proliferação de doenças e a contaminação de alimentos.
Gera empregos através da criação de indústrias recicladoras, com catadores de cooperativas.
Cria oportunidades de fortalecer organizações comunitárias.
Gera renda pela comercialização dos recicláveis.

Reduzir
Consumir somente o necessário;
Consumir produtos reutilizáveis;
Consumir produtos mais duráveis.
Reduzir consiste em diminuir a quantidade do lixo produzido, desperdiçar menos, consumir só o necessário, sem exageros.
Diminui a quantidade de lixo a ser disposto em aterros (Conseqüentemente aumenta a vida útil dos aterros sanitários e diminui a poluição do ar e das águas).
Extrair menos matéria-prima, economizando assim a energia e reduzindo a poluição.

Reutilizar
Reaproveitar materiais;
Fazer circular materiais que ainda possam servir a outra pessoa;
Usar embalagens retornáveis;
Desenvolver e apoiar atividades de recuperação e conservação.
Reutilizar é dar nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e são jogados no lixo.
Existem inúmeras formas de reutilizar os materiais como por exemplo: o caso das embalagens de comestíveis, que após vazias passam a servir de recipientes para fins diversos; até mesmo uma parcela do comércio formal já contribui para essa prática, na medida que os "sebos" trabalha basicamente com livros usados, assim com os "brechós" comercializam desde roupas até móveis usados; doar para instituições carentes e programas de mobilização.

Reciclar
Entrega voluntária dos materiais às cooperativas de catadores, para estes serem destinados às indústrias recicladoras e posterior transformação em novos materiais.
Reciclar é dar "nova vida" a materiais partindo da reutilização de sua matéria-prima para fabricar novos produtos, seja ela industrial, agrícola ou artesanal
Reciclar é a forma de se integrar ao processo ambientalmente satisfatório de gerenciamento de resíduos sólidos.
Existe, porém, uma sutil diferença entre reciclar e reutilizar. Reutilizar um determinado produto significa reaproveitá-lo sem qualquer alteração física, modificando ou não o seu uso original. Reutiliza-se embalagens de vidro de alimentos quando, consumidos o produto, usa-se o recipiente para acondicionar materiais diversos. Já na reciclagem o produto inicial é submetido a um processo de transformação, podendo ele ser artesanal ou industrial.
Ex.: Os pneus de automóveis serão reciclados quando, após sua vida útil, forem transformados em recipientes para acondicionamento do lixo. Embalagens retornáveis, são reutilizáveis quando sofrem apenas um processo de limpeza.


Reciclagem hoje no Brasil


MURAL DO GARI