quinta-feira, 16 de maio de 2013

GARI 'CANTOR' DE SALVADOR/BA

Gari 'cantor' comemora o dia e fala da 'necessidade de educar o cidadão'
José Jorge de Jesus, 52 anos, trabalha há seis anos nas ruas de Salvador.
'As pessoas dizem que minha música passa uma energia positiva', conta.
Ele não fala inglês, espanhol, nem italiano. Não é cantor, "e nem quer ser", como gosta de frisar, mas é com um repertório que vai de Édith Piaf, passa por Michael Jackson e chega até Roberto Carlos, que o gari José Jorge de Jesus encara a rotina diária de seu trabalho no bairro da Liberdade, em Salvador.
Nesta quinta-feira (16), Jorge, como prefere ser chamado, comemora o dia do gari com sua história de amor à música e o pedido para que as pessoas dediquem alguns minutos à reflexão da importância da profissão desses trabalhadores que, segundo ele, "muitas vezes não são vistos pela sociedade".
Conhecido na vizinhança como o "gari cantor", Jorge conta de onde veio a paixão pela música. "O gosto é desde pequeno. Eu ouvia muito Roberto [Carlos], Michael [Jackson], gosto muito de cantar Roberto. Daí fui me interessando pela música, cheguei a cantar em palcos, brincadeiras de rua, mas nunca quis me envolver com o profissionalismo, e nem quero", diz.
Para ele, cantar é um modo de encarar a vida. "É só pra viver a vida, curtir com alegria,trabalhar alegre e passar isso para as pessoas", conta.
Todos os dias, Jorge começa o trabalho às 6h30, e sua cantoria, que é ouvida em toda a praça da localidade do Sieiro, chega a acordar parte da vizinhança, segundo explica. "As pessoas dizem que passo uma boa energia pela manhã, acordo muitas pessoas e as pessoas me agradecem por isso, porque eu transmito energia positiva, embora seja um trabalho que as pessoas não valorizam muito", diz.
Educação e preconceito
"A nossa população, nosso sistema, algumas pessoas ainda discriminam muito. Por exemplo aqui, alguns comunicam-se com você sem farda, mas quando você está com a farda e dá um bom dia, poucos respondem. Isso existe, infelizmente, algumas discriminações em nosso país. As pessoas não dão muito valor, mas é preciso que elas lembrem que o gari tem muito valor em uma cidade", diz.
Para ele, a população de Salvador ainda precisa de educação no cuidado e manuseio do lixo. "Ainda precisamos melhorar muito. No dia-a-dia, a gente vê que as pessoas ainda jogam lixo no chão, uma coisa que não deveria nem existir mais. É preciso que prefeitura e os órgãos públicos trabalhem em cima disso, educando a população. Primeiro se educa e aí, sim, a gente pode exigir algo da população. Precisamos mudar, precisamos mudar para que Salvador tenha os bairros mais limpos. Podemos fazer isso, agora precisamos se unir e todo mundo trabalhar", diz.
Jorge é pai de duas filhas, uma prestes a se formar em Nutrição, é casado e avô de dois netos. Em Salvador, segundo dados da Limpurb, vinculada à gestão municipal, 2.800 garis atuam na limpeza da cidade.
Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/05/gari-cantor-comemora-o-dia-e-fala-da-da-necessidade-de-educar-o-cidadao.html
Foto: Egi Santana/G1-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DO GARI