quinta-feira, 16 de maio de 2013

GARI É 'PATRIMÔNIO' DE SÃO VICENTE/SP

Gari de 86 anos é considerado 'patrimônio' em São Vicente, SP
Morador de São Vicente, SP, faz parte da equipe de garis há 21 anos.
Domingos Agostinho é considerado "patrimônio" da cidade do litoral de SP.
Funcionário da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), no litoral São Paulo, Domingos Agostinho, de 86 anos de idade, é um exemplo para esta quinta-feira (16), data em que se comemora o Dia do Gari. Considerado "patrimônio" da empresa, o trabalhador está há 21 anos na equipe que agora coordena.
De segunda-feira à sábado, a rotina de Domingos começa cedo. Ele acorda todo dia às 4h30, sai de casa, no bairro Catiapoã, às 5h15, toma um cafezinho e, às 5h40, se junta aos 40 varredores que coordena. O ponto de encontro é a Praça 22 de Janeiro, no bairro Biquinha. Depois de dar as instruções e liberar a equipe, ele vai até os locais onde os funcionários atuam para fiscalizar o trabalho das 36 mulheres e quatro homens do grupo. O expediente só termina por volta das 11h30.
O funcionário com mais idade da Codesavi conta que não tem segredo para tanta disposição aos 86 anos. "Nunca fui de me estragar, de perder noites com bagunça. Sempre me alimentei bem e respeitei os meus limites", explica.
Domingos nasceu em Itabaiana (SE) e veio para São Vicente quando tinha 22 anos, em busca de melhores condições de trabalho. "Lá no Sergipe não tinha recursos, oportunidades, então vim tentar a vida aqui em São Vicente", relata.
O primeiro emprego que conseguiu na região foi em uma empresa ferroviária, onde começou como soldador e, depois de dois anos, passou a maquinista. Foram 27 anos, até que foi convidado a trabalhar na Codesavi, em 1983. Ele chegou a se desligar por alguns anos mas voltou em 1992, para não sair mais.
Apesar de gostar do que faz e de estar em plena forma, Domingos já pensa em parar. "Faço o que gosto e me dou bem com todo mundo. Mas já estou cansado, tenho 86 anos, acho que já está na hora de parar. Já comuniquei a empresa, e deve acontecer em breve. Só estou esperando a decisão deles", conclui.
Em 2011, Domingos Agostinho recebeu o título de Cidadão Vicentino da Câmara Municipal de São Vicente. A honraria foi concedida pelos vereadores por sua dedicação à cidade e ao serviço público.
Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/05/gari-de-86-anos-e-considerado-patrimonio-em-sao-vicente-sp.html
Foto: Divulgação/Codesavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DO GARI