quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COLETA AUTOMATIZADA VIRA ROTINA


Coleta automatizada de lixo entra na rotina da cidade
Um mês e meio depois de iniciar a coleta automatizada do lixo orgânico domiciliar numa área-piloto de Porto Alegre, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ainda trabalha em alguns ajustes da operação, mas já recebe mais solicitações de contêineres em lugares que ficaram fora da área-piloto do que reclamações sobre problemas pontuais com os novos equipamentos que vão se integrando à vida da cidade.
“O setor de coleta domiciliar vem recebendo cada vez mais telefonemas de pessoas que desejam contêineres nas suas ruas, nos seus bairros. Pessoas que querem saber quando a coleta automatizada será ampliada. Isto mostra que essa modernização, mais do que amplamente aprovada por quem a está usando, é do conhecimento e cobiçada pelo restante da população também”, explica Mário Moncks, diretor-geral do DMLU.
Nova etapa – A fim de acertar pequenos detalhes com alguns contêineres que ainda são motivo de preocupação, técnicos do DMLU dividiram a área-piloto em 11 setores, com cerca de cem contêineres cada um. Um por um, passarão a monitorar, agora no mês de setembro, mais diretamente o tipo e a quantidade de lixo ali descartada. Ao final de cada semana será possível definir o problema específico de cada contêiner naquele setor e encaminhar a solução imediata e definitiva.
“Se for lixo seco dentro ou nas imediações do contêiner, reforçaremos a educação ambiental na vizinhança; se for excesso de carga em algum equipamento, aumentaremos a capacidade ou o número de contêineres no local. Se houver obstrução por carros estacionados, estaremos acompanhados da EPTC. E assim iremos deixando em perfeitas condições cada um dos setores”, explica Adelino Lopes Neto, supervisor de operações doDMLU.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que teve o trabalho de marcaçãodos locais dos contêineres atrapalhado pelas chuvas da semana passada, passará agora a fazer a pintura focada nos setores, para reforçar o trabalho que o DMLU está iniciando. E, assim, a equipe de fiscalização também terá mais facilidade para identificar e cobrar, dos comerciantes principalmente, o descarte correto nos contêineres, evitando rejeitos que devem ir para uma coleta especial.
Sobre as 24 chamadas que o Corpo de Bombeiros recebeu para apagar fogo nos contêineres nesses 45 dias, os técnicos do DMLU informam que só foi necessário trocar e mandar para a manutenção seis deles. E com uma constatação importante: o fogo só cresceu nos contêineres que tinham lixo reciclável, principalmente papel, papelão e plástico, pois o lixo orgânico não queima.
A campanha "Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido." é um movimento que une a mobilização de todos os porto-alegrenses com ações concretas da prefeitura. A primeira delas é a coleta automatizada de lixo, um grande avanço que vai garantir mais facilidade e limpeza.
Reportagem extraída do site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/ - Foto: Guilherme Santos/PMPA - Complemento, reportagem do Jornal Nacional, Edição do dia 04/10/2011 21h27 - Site: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/10/novo-sistema-de-coleta-automatizada-reduz-lixo-nas-ruas-de-porto-alegre.html?utm_source=g1&utm_medium=email&utm_campaign=sharethis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DO GARI