domingo, 30 de outubro de 2011

COM DIREITO A SAMBADINHA, EX-GARI LEVA OURO

Com direito a sambadinha, ex-gari leva ouro e dedica ao 'pessoal da coleta'
Último medalhista do Brasil nos Jogos Pan-Americanos, Solonei Rocha da Silva disputou em Guadalajara apenas a terceira maratona da carreira. A vitória foi uma surpresa e coroa um caminho muito curioso e cheio de dificuldades.
Até dois anos atrás, Solonei era gari e corria atrás dos caminhões de lixo de Penápolis, no interior de São Paulo. Ele trabalhou como funcionário de companhias de limpeza até descobrir o caminho do atletismo.
Depois de conquistar a medalha, Solonei lembrou-se de suas origens. "Quero agradecer ao pessoal da coleta", disse o novo campeão pan-americano.
Solonei Rocha da Silva era gari em sua cidade natal, Penápolis, no interior de São Paulo, até dois anos atrás. Já aos 27, incentivado por um amigo, ele começou a correr e passou no teste promovido pelo técnico Clodoaldo do Carmo em 2009. Desde então, mora na capital paulista.
Hoje aos 29, Solonei conquistou neste domingo sua maior vitória na carreira, o ouro na maratona nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O atleta se preparou por quatro meses para a prova, primeiro no Brasil e depois nas altitudes de Paipa (Colômbia) e São Luis do Potosí (México) por dois meses.
Na comemoração, ele carregou uma bandeira do Brasil e se aproximou de um grupo que tocava samba nas arquibancadas. Solonei não teve dúvida: chegou mais perto, aproveitou o embalo e deu seus passos, arrancando aplausos dos espectadores, que sofreram com o sol em Guadalajara.
"Penápolis é campeã!", gritava o brasileiro. "Quero agradecer ao pessoal da coleta, ao meu treinador, à minha cidade, que deve estar comemorando", afirmou, logo após a maratona.
"Há três anos estava acomodado, não tinha nem terminado o ensino médio", revelou. "Quero fazer um vestibular de Educação Física. Tenho projeto de ficar alguns anos como atleta profissional, quero continuar correndo até os 40 anos, e depois trabalhar com a categoria de base no atletismo em minha cidade, Penápolis", afirmou Solonei, já na entrevista coletiva.
"Quero formar grandes atletas, grandes seres humanos na minha cidade, fazer peneiras em várias modalidades. Com essa medalha, alguns políticos vão começar a olhar com bons olhos a modalidade que pratico. O Brasil é o país do futebol, mas mostramos que temos outro esporte para dar alegrias", falou.
Extraído do site:
http://espn.estadao.com.br/pan2011/noticia/223661_COM+DIREITO+A+SAMBADINHA+EX+CATADOR+DE+LIXO+LEVA+OURO+E+DEDICA+AO+PESSOAL+DA+COLETA por Antônio Strini e Thiago Arantes, de Guadalajara (México), para o ESPN.com.br - Crédito da imagem: Reuters

Um comentário:

MURAL DO GARI