sexta-feira, 6 de setembro de 2013

GENTE QUE LIMPA

Comlurb cria programa Gente que Limpa
A Comlurb implanta a partir desta sexta-feira (6/09), na sede da companhia, o programa Gente que Limpa, com a participação de 147 voluntários da área administrativa.
O objetivo é adotar medidas para modernizar seus serviços, integrando ações e desenvolver, junto com uma cultura voltada para operação e inovação, uma estrutura organizacional moderna em todas as suas áreas de atuação. Além disso, serão oferecidos aos funcionários visitas às gerências operacionais para acompanhar e participar de uma ação de limpeza nos logradouros públicos.
Os empregados serão estimulados a construir novas ideias, novas soluções e buscar inovações que possam fazer com que a companhia tenha um crescimento ainda maior, o que garantirá uma melhoria produtiva, mais eficiência, modernidade na mecânica operacional e entender melhor as demandas da operação e do cidadão, nosso principal cliente.
Durante meio dia de trabalho, 147 funcionários dos quadros administrativos que se apresentaram voluntariamente farão visitas às dez gerências operacionais, onde tomarão o café da manhã com os garis. Em seguida receberão um briefing de instruções operacionais do Gerente da Unidade e seguirão para as ruas para acompanhar e participar de atividades de varrição e coleta. Depois da operação, os voluntários vão retornar à sede da Comlurb e serão recebidos pelo presidente e diretores, para quem vão expor os aspectos que considerarem relevantes, para a implementação de melhorias das atividades operacionais. Neste dia, preencherão um formulário de avaliação da ação.
QUEM SÃO OS GARIS?
Garis, homens e mulheres anônimos, que passam o dia retirando das ruas, lixo, entulho, além da capina e roçada do mato que cresce junto ao meio fio. Compenetrados, cabeças baixas, tentando esconder-se dos olhares de pessoas que passam, atentos ao que estão fazendo em benefício de uma cidade mais limpa, eles enfrentam intempéries, cães ferozes, perigos de contaminação com cortes de cacos de vidros, contaminações do lixo hospitalar e outros tipos de situações desagradáveis.
Não é tarefa fácil correr oito horas de dia ou de noite, no sol ou na chuva, atrás de um caminhão coletor de lixo. Em média, o gari da coleta domiciliar, suspende diariamente, nada menos que duas toneladas de sacos de lixo para despejar na caçamba do caminhão.
No corte de grama, o gari utiliza um equipamento que pesa seis quilos. Ele tem que manter a ferramenta suspensa, sem encostá-la no chão, fazendo a lâmina atingir apenas a grama.
Para a ceifagem, ele movimenta o corpo de um lado para o outro. Com 60 movimentos por minuto, a cada hora, o gari gira 3.600 vezes para lá e para cá. Isso equivale a 60 abdominais diagonais por minuto.
Na varrição das ruas calculando, por exemplo, 72 vassouradas a cada 60 segundos, com cinco minutos por hora de descanso, o gari, com uma jornada de sete horas, faz um total de 27.720 vassouradas.
Os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas. Em seu lugar, as máquinas não têm a mesma eficiência. Apesar de imprescindíveis para a manutenção da limpeza da cidade, o gari quase sempre passa despercebido nas ruas.
Conceitos das principais atividades desenvolvidas na limpeza urbana e preservação do meio ambiente:
Varrição: Limpeza dos logradouros públicos. É executado de forma individual cabendo ao varredor, além da varrição, o esvaziamento das caixas coletoras de papéis (papeleiras), a capina do mato, raspagem de terra e a limpeza dos ralos do seu roteiro.
Coleta Domiciliar: Remoção dos resíduos devidamente acondicionados e dispostos no logradouro, mediante o uso de veículos apropriados. É a coleta regular dos resíduos gerados nas atividades diárias nas residências que são constituídos por resíduos orgânicos e não recicláveis.
Cada cidadão precisa se sentir agente responsável pela preservação da sua cidade. O hábito de sujar e de não limpar continua parecendo intacto. Numa grande cidade qualquer objeto jogado na rua acaba totalizando toneladas de sujeira, capaz de entupir bueiros e provocar enchentes.
Fonte: Diário Democrático - http://diariodemocratico.com.br/rio-de-janeiro/9584 - Rio de Janeiro/RJ
Imagem: Ascom/Prefeitura do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DO GARI