terça-feira, 26 de julho de 2016

GARI CRIA "PAREDÃO DE CELULAR"

Gari da Paraíba faz sucesso após criar 'paredão de celular' com reciclagem
Vídeos com demonstração já teve mais de 2 milhões de acessos.
Paraibano usou garrafa pet e canos para ampliar som de celular.
Um gari da cidade de Aparecida, no Sertão paraibano, está fazendo sucesso na internet após inventar um “paredão de som” para celulares. A invenção do paraibano é feita com materiais reciclados e consegue ampliar o som do alto falante do aparelho, sem a necessidade de bateria extra ou energia. O vídeo mostrando a invenção já teve mais de 2 milhões de acessos até esta segunda-feira (25).
O criador do amplificador, Giorggio Abrantes, trabalha como gari na cidade de Aparecida há cinco anos e está sempre coletando materiais recicláveis. Em casa, ele fabrica vassouras com garrafas pet e foi com as sobras da produção das vassouras que ele teve a ideia de criar o “paredão de som”, utilizando a parte de cima da garrafa que, ao ser cortada, tem forma de funil.
“Eu peguei um funil desse e coloquei no alto falante do meu celular e percebi que o som aprimorou. Ficou mais alto. Eu pensei, peguei duas conexões [tubos de cano], fiz com dois [funis de garrafa pet], coloquei no celular e o som ficou mais alto. Depois eu fiz com quatro funis” explica o gari. Após perceber que a ideia deu certo, Giorggio levou a invenção para mostrar aos amigos. Um deles filmou a demonstração do “paredão de som” e colocou nas redes sociais.
O vídeo começou a ter centenas de acessos e já ultrapassou a marca das 2 milhões de visualizações. Na cidade, alguns moradores já estão pagando para que o gari fabrique “paredões de celulares” para eles. “Mudou minha vida para melhor. Têm pessoas que me pedem autógrafo”, frisa o gari.
O professor de física Yvaldi Barret, explicou como a invenção e os materiais conseguem ampliar o som. “Colocando os canos e cones, usando garrafa pet, ele criou uma coisa chamada guia de onda. Esse guia canaliza o ar para que a onda possa partir desde o alto falante até a saída do cone, que faz a propagação. Isso acontece porque o som consegue uma massa de ar maior”, explicou o professor, frisando que o mesmo acontece com instrumentos musicais como trompetes e cornetas. O ganho de som é estimado entre 20% e 30%.
Convivendo diariamente com os materiais que encontra na rua, o gari Giorggio Abrantes destaca a importância da reciclagem. “Demora muito tempo para uma garrafa se decompor. Então qualquer forma que a gente achar de fazer alguma coisa com ela já é uma utilidade”, disse ele.
Imagem: JPB - Por Beto Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DO GARI