terça-feira, 19 de julho de 2016

SISTEMA DE COLETA MECANIZADA - BIGTAINER

Sistema de coleta mecanizada subterrânea
O equipamento subterrâneo de coleta domiciliar mecanizada traz uma série de vantagens para a comunidade. A iniciativa é da Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e da Loga — concessionária atuante na região Noroeste de São Paulo.
Ainda em fase de testes, o sistema funciona da seguinte maneira: o munícipe leva o resíduo devidamente ensacado e abre a tampa do marco coletor com um cartão magnético que receberá da empresa. Depois de depositar, fecha a tampa manualmente. O contêiner tem 20 metros cúbicos e capacidade para armazenar cerca de dez toneladas de resíduos, como orgânicos (alimentos) e embalagens diversas (desmontadas).
Não podem ser descartados pneus, materiais de construção, cigarros acesos e outros objetos em chamas, móveis e podas, produtos resultados de queima, pilhas e baterias e substâncias tóxicas, como tintas, derivados de petróleo e ácidos.
Entre os diversos benefícios apresentados pelo sistema está o fim do mau cheiro decorrente da exposição dos resíduos nas calçadas; a melhoria do visual da comunidade; a diminuição do risco de entupimento de bueiros; e a possibilidade de o morador depositar os sacos a qualquer hora do dia.
O projeto piloto, ainda em fase inicial, será monitorado e passível de ajustes, que podem abranger quantidade de contêiner, adequação de localização, entre outros fatores. O apoio da população é essencial, principalmente em relação aos primeiros meses de instalação e na manutenção.
Os contêineres subterrâneos são metálicos. As caixas de descartes que ficam na superfície são fabricados em aço galvanizado, com pintura antipichação e antiferrugem, e durabilidade de até 10 anos. As aberturas para descarte dos resíduos são acionados a partir de cartão magnético, privado e intransferível, cadastrados pela concessionária junto aos moradores/usuários contemplados pela coleta mecanizada, com sistema subterrâneo. Os marcos coletores possuem total acessibilidade e permitem que pessoas em cadeira de rodas, por exemplo, consigam fazer o descarte com facilidade. Outro recurso que o sistema possui são sinais sonoros e visuais durante a troca de contêineres para mais segurança dos munícipes.
A concessionária, a partir de sistema inteligente de GPRS (transmissão de dados por internet) e cartões credenciados junto aos munícipes, irá monitorar os descartes dos usuários com sensores/chips. Com esta tecnologia é possível monitorar todo o uso do recipiente e do cidadão, como quantidade depositada por cada morador e horários em que o equipamento é acionado. Além disso, o sistema permite saber o volume que o contêiner apresenta, indica quebras, facilitando a manutenção periódica.
Para a troca do contêiner, o motorista aciona o sistema que eleva, ao nível da calçada, a caixa compactadora por uma espécie de elevador. O caminhão roll on roll off, específico para coleta de contêiner Bigtainer; a partir de um guincho faz o engate na caixa da superfície que é levada para cima do caminhão, ocorrendo a troca por um contêiner limpo e higienizado no local. A troca ocorre sempre que o Bigtainer alcança a capacidade programada pela concessionária, que monitora eletronicamente o sistema.
Produção e Imagem: Oslaim Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DO GARI